Imprimir
PDF
Fev
22

ARTROPODES - "MONSTROS DE ESTIMAÇÃO"

Autor // Administrador

Insetos, aranhas, lacraias e escorpiões são considerados inimigos públicos. Para muitos, ter um destes em casa é motivo para pânico, que só irá passar após ver o animal esmagado no chão por uma chinelada! Mas para outros, apesar de poucos, estes seres com muitas pernas despertam interesse, sendo cada vez mais comum vermos estes animais como "pets".

Vale ressaltar que este texto não encoraja, defende ou critica a manutenção destes animais em cativeiro, apenas mostra que assim como diversos outros, os artrópodes podem ser mantidos como animais de estimação, porém, necessitam de cuidados adequados.

Pode parecer estranho, mas estes seres "repugnantes" no consenso geral também necessitam de um ambiente equilibrado, alimentação balanceada, e na falta destes componentes básicos, eles também adoecem.
Apesar de difícil, há tratamento para os diversos problemas de saúde que um artrópode possa vir a apresentar, porém, o melhor tratamento é a prevenção. Como qualquer outro animal, um bom começo é a alimentação adequada. Comida de qualidade e água limpa a vontade são essenciais para o bem-estar de todos! Escorpiões e aranhas, por exemplo, alimentam-se de insetos, como baratas e grilos. Mas estas baratas e grilos devem ser bem alimentados, com frutas variadas e de qualidade e ração adequada.

Mas a saúde do animal não está ligada apenas a alimentação. O ambiente no qual ele passará sua vida deve ser o mais próximo possível ao habitat original da espécie em questão. Isto significa que a temperatura e a umidade precisam de certo controle. 
A baixa umidade pode interferir diretamente na troca de pele dos animais. A muda é realizada por todos os artrópodes. Alguns realizam durante toda a vida, enquanto outros apenas até atingirem a idade adulta. Esta troca é essencial para o crescimento do animal, e a falta de umidade pode dificultar o processo, e às vezes, até impedir que a troca seja feita, resultando em um problema sério!

Por outro lado, o excesso de umidade está ligado ao crescimento de fungos, ácaros e bactérias no ambiente, que podem atingir seriamente o residente do terrário!

Devemos lembrar que os artrópodes, apesar de parecerem monstros para a maioria, são muito sensíveis, podendo adoecer facilmente. Por isso, ao serem mantidos em cativeiro, devem dispor do bom e do melhor, resultando no bem-estar e na saúde destes animais diferenciados, aumentando seu tempo de vida e mantendo suas colorações destacadas e linda aparência, para quem gosta!

Thiago M. Chiariello
Médico Veterinário

 

Nossa Newsletter

spotlight

spotlight