Imprimir
PDF

Medicina de Peixes

 

O atendimento médico veterinário de peixes ornamentais, na forma de atendimentos clínicos e cirúrgicos, ocorrem comumente em ocasiões em que os animais já apresentam problemas “perceptíveis”, com sintomas /alterações visíveis, tipo nadadeiras ‘desfiadas’, úlceras no corpo, olhos ‘saltados’, esfregadelas nas
superfícies do ambiente, aumento de volume em regiões do corpo (alguns casos passíveis de cirurgia sob efeito anestésico).
 
Esses atendimentos rotineiramente exigem que o veterinário atue junto ao ambiente aquático propriamente dito pois muitas das reais causas (parasitas, bactérias, fungos e vírus) encontram-se nele. Exatamente por isso é que se reveste de grande importância a profilaxia (prevenção) quanto falamos de peixes. Um acompanhamento rotineiro, dos animais e do aquário ou tanque, permite que muitos dos problemas sejam investigados e descobertos precocemente, evitando o aparecimento dos sintomas citados e permitindo seu tratamento precoce, sem sofrimento ou perdas nos animais, evitando prejuízos financeiros.
 
- consultas
- cirurgias
- vermifugações
- análises de água (parâmetros físico-químicos e biológicos)
- acompanhamento nutricional
- design de aquários e tanques ornamentais (projeto dos sistemas de filtragem, iluminação,
aquecimento, dimensionamento, decoração, paisagismo, seleção e fornecimento dos animais)
- desenvolvimento e assessoria de projetos profissionais (pisciculturas, lojas, quarentenários)
- assessoria em reprodução
- responsabilidade técnica
- expedição de Atestados de Saúde e Guia de Trânsito Animal para animais aquáticos
 
MV Arsenio Baptista

spotlight

spotlight